CONTACTE-NOS

Fechar janela btn-cerrar

 





  • Que classificação atribui a Palavra-Chave: Organização?

    (1 votos)
     

    Palavra-Chave: Organização

    Setembro é o mês de regressos; regresso à rotina, regresso às aulas e, claro, regresso ao trabalho. Depois de quase três meses de férias, os mais novos sentem um misto de sensações quando confrontados pelo regresso às aulas. Apesar de os dias quentes de verão e diversão ficarem para trás, voltam a ver os amigos e, claro, vão poder renovar os materiais para o novo ano letivo!

    Para tornar este regresso às aulas mais fácil, deixamos-lhe algumas dicas que poderão ajudar os pequenotes a prolongar a diversão.

    1. Envolva-os na escolha do material escolar
    As crianças gostam de sentir que têm um papel importante na escolha dos materiais com que se vão estrear no regresso às aulas. Por isso, dê-lhes alguns dias para verem o que podem aproveitar de um ano para o outro, como estojos ou algum caderno que não tenham utilizado muito. Depois, e para que possam ter alguma responsabilidade financeira, dê-lhes um orçamento e deixe-os escolher os seus materiais favoritos dos folhetos de regresso às aulas.

    2. Recupere a rotina uns dias antes do início das aulas
    Quem nunca sofreu com voltar a ouvir o despertador pela manhã? Para tornar menos brusco o regresso à rotina, na semana anterior ao início das aulas volte a ligar o despertador e a definir a hora de ir para a cama e crie uma “rotina de fim de férias” para os mais novos. Nesta semana, aproveite para organizar o material escolar e terminar todas as tarefas que antecedem o regresso às aulas.

    3. Cantinho do material escolar
    Organize todo o material escolar no mesmo sítio, para que esteja tudo preparado de um dia para o outro e para que possam fazer todos os trabalhos a tempo e horas. Um carrinho de rodas com alguns cestos que permitem guardar todo o material escolar (lápis de cor, canetas e cadernos) de forma móvel, para que estejam ao pé de si a fazer os trabalhos de casa enquanto faz o jantar ou outras tarefas domésticas. Assim, eles têm todo o apoio de que necessitam e os pais garantem que todo o trabalho é feito!

    4. Todos os looks para a semana
    Seja dia de educação física, natação ou de estrear um novo vestido ou ténis, garanta que os mais novos demoram pouco tempo a despacharem-se de manhã. Antes de mais uma segunda-feira, junte-se com eles e organizem no roupeiro ou numa zona específica do quarto todos os looks para a semana, com todo o material de que necessitam. E não se esqueça: um casaco ou uma alternativa de calçado para fazer face a alguma partida de S. Pedro!

    5. Organização e check-lists
    Coloque no frigorífico os horários das aulas dos pequenotes e crie uma zona para colocar todos os recados da escola e testes para assinar. A criação de uma check-list, que os mais novos devem preencher diariamente, também é importante, para garantir que nada fica esquecido.

    6. Cantinho das mochilas
    Seja no quarto ou na entrada, crie um cantinho para as mochilas. Cada criança deve ter o seu espaço, onde deve ter os materiais que precisam de levar para a escola (os livros, os cadernos e algum material para atividades extra-curriculares) e devem organizar a mochila na véspera de mais um dia de aulas. Tenha um calendário escolar nesta zona, para que educadores e crianças não se esqueçam de nada.

    7. Lanches e snacks
    Uma parte muito importante da organização das mochilas é a organização dos lanches. Leve os mais novos consigo para a cozinha antes de uma bela noite de sono e deixe-os preparar os snacks para o dia: uma peça de fruta para meio da manhã, umas bolachas ou sanduíche para o lanche. Os perecíveis devem ficar no frigorífico durante a noite, mas não se esqueça do lembrete no cantinho das mochilas.

    Tem tudo preparado? Então, está na hora de regressar!